domingo, 14 de outubro de 2012

A VERDADE É FLEXÍVEL E MULTIFACETADA



1 - Existe um ser destinado a nos trazer destruição e todo tipo de mazela para nossa existência?
2 - É possível se aprimorar?
3 - Qual a melhor forma para se aprimorar?

Se existe um ser demoníaco, então Deus não seria bom dentro dessa lógica, pra que ele criaria um ser pra nos fazer sofrer? É a mesma coisa que você me dizer que um pai contrataria alguém pra certificar-se que a miséria apareça sempre na vida do filho. Se um Pai humano não seria capaz de algo tão medonho, imagine um Pai que é o criador de tudo imaginável e inimaginável - provavelmente ele não cometeria tal erro, até porque errar não pode ser uma característica Divina, porque pra ser Deus, necessáriamente tem que ser perfeito. De toda forma, acho que a miséria que vivemos é simplesmente um reflexo das nossas imperfeições internas que com o tempo vão aumentndo e em situações de desafios diários, se exterioriza em medo, ódio, falta de saúde mental e sentimental, diferenças sociais e etc... todas essas chagas têm como raíz o egoísmo - talvez você não tenha notado mas existe a palavra "EGO" dentro de "egoísmo", falaremos sobre isso mais a frente - O sofrimento é apenas uma auto-punição que vivemos, nós mesmo causamos a dor que existe por aí e não um ser maléfico. Direcionar a responsabilidade da sue miséria à uma suposta entidade do mal é a mesma coisa que quebrar um copo e pôr a culpa no outro, a transferência da responsabilidade não lhe tornaria menos desastrado e irresponsável, assim como dizer que a culpa é do Diabo não vai anular as imperfeições do seu caráter. Ao invés disto assuma suas culpas e imperfeições, trabalhe para corrigí-las. Se todos praticassem isso o mundo poderai estar mais equilibrado assim como a saúde dos  corpos dos seus habitantens, que em sua estrutura mais íntima tem intimidade abalada por nossa inferioridade moral. 

De acordo com a observação, é fácil  admitir que o ser humano é imperfeito, digo isto por simplesmente fazer parte do mesmo reino animal que vocês. Então como galgar essa subida com tantos degraus escorregadios e quebradiços até o fim? Como atingir a perfeição? Eu vejo isso da seguinte forma - Da mesma maneira que temos que demolir um edifício que tem sua estrutura comprometida, devemos descontruir nossa estrutura em ruínas e nossos conceitos falhos tão calcados no materialismo, porque aparentemente o foco no material é algo ilusório e como ilusão nunca foi algo muito significativo é necessário se desapegar desse modelo, prova disto é que o que realmente tem valor não nos pode ser tomado, tudo aquilo que pode ser retirado de nós simplesmente não tem valor real - Até os investidores da bolsa de valores procuram investir em algo que pode lhe trazer lucros, então de forma análoga deveríamos fazer o mesmo: Investir em algo que nos traga lucros reais mas fixos. Seu carro pode ser roubado, seu casa queimada e até o seu corpo pode apodrecer mas o que você aprende, o que você sente e vive vai sempre ser inerente à sua essência... Corra atrás do seu dinheiro e do seu sucesso mas não deixe principalmente de trilhar o caminho espiritual, seja lá ele qual for, exerça-o sempre, não torne isto um hobby, vivêncie sua espiritualidade todos os dias aplicando esse aprendizado no seu contidiano, mas não espere obter resultados instantâneos pois da mesma forma que se aplica anos de estudo para se atingir um doutorado, é demandado o mesmo ou até maior empenho no lado espiritual.

Tenho como entendimento da palavra EGO, tudo aquilo que nós aprendemos desde pequeno, eramos como folhas em branco quando nascemos mas com o passar do tempo a sociedade, a cultura e todas as outras estruturas de influência mundanas
transformaram essa folha em branco num papel sujo com palavras sem nexo. Para dar início num caminho para a felicidade consigo mesmo, o EGO precisa ser apagado com a borracha do conhecimento - "Quanto mais sabemos mais ampliamos o campo de visão sobre a existência", este campo que chamamos de "conhecimento" tem uma extensão tão vasta que limitá-lo à algumas ramificações chega a ser algo ousado, mas como é necessário ter um início nessa caminhada, eu vos aconselho a Filosofia, o Misticismo e a Ciência; Nessa jornada toda e qualquer informação é preciosa, seja ela qual for, mesmo esta sendo contraditória ao seu modo de pensar, ainda é importante aprendê-la, ao menos como parâmetro de comparação. Tendo iniciado sua busca por conhecimento, você perceberá que a maneira de ver o mundo já não é mais a mesma e com o avançar do tempo, notará que até suas relações sociais e sentimentais terão o seu arcabouço modificado. É exatamente por aí que a escalada para a ascensão da felicidade tem início, a anulação do EGO gradualmente vai acontecendo (Sem você notar ou sentí-lo bruscamente ocorrendo) e quanto mais é apagado mais nos conectamos com o "EU Superior", que é a parte mais natural e essencial de nós, podemos chamar esse "EU" de céu, nirvana ou qualquer nomenclatura que seja, mas saiba que é neste "EU Superior" que o êxtase do prazer de viver se encontra, quem atingiu este estágio é conhecido por diversos nomes: iluminado, santificado, purificado, Buda, Osho, Cristo e etc...

Eu compreendo que a linguagem deste texto é um tanto casual e até as vezes incômoda pra alguns segmentos de crença mas este manifesto é pra mostrar, também, que existe religiosidade sem religião, nunca foi preciso criar ritualísticas ou dógmas para que o encontro com o divino ocorresse, Jesus se iluminou sem precisar ter uma religião específica (Por isso que ele andou pela índia e outros locais absorvendo conhecimentos sobre outras doutrinas que não o Judaísmo) e muitos outros que tinham, usaram a religião como ferramenta e não como verdade absoluta. Muitos anônimos ao redor do mundo também alcançaram esse patamar sem precisar verdadeiramente de uma religião, a religião (Quando bem usada) pode ser uma alavanca para o seu avanço mas infelizmente muitas das vezes o que se nota são as disputas de orgulho entre pessoas de diferentes crenças, vide: Homens bomba, Inquisição, Cruzadas e muitos outros... podemos aprender com esses exemplos que tentam ou tentaram se proclamar donos da "verdade absoluta", que tentar fazer isto é um ato de simples ignorância moral e intelectual que nos leva a desavenças e guerras. A verdade tem muitas faces e podemos interpretá-la de maneiras diferentes e ainda sim, de alguma forma, validá-la em algum nível útil.

Hoje minha postura é universalista, compreendo que tudo no qual acredito pode ser mudado da noite pro dia, o que eu digo hoje, amanhã posso não mais concordar e que a única certeza que tenho sobre a verdade, é que a expansão consciencial é minha ferramenta de construção para a felicidade e deleite interno. Construa seu caminho da melhor forma que você encontrar, sempre ao seu tempo e sem medo de adentrar o que é desconhecido, até porque primeiramente para aprender é necessário ter a humildade de admitir que não temos o conhecimento pleno de todas as coisas, logo, tome de início a prática dessa "humildade do saber" para algum dia chegar a iluminação que alguns já alcançaram.

                                                                                                                                                                                                                                                   Punga

Nenhum comentário:

Postar um comentário